sexta-feira, 19 de maio de 2017

A Doutrina de Deus - 14.


Continuação do post anterior.
A narrativa bíblica revela uma série de atos criativos que, considerados conjuntamente, compõem um grande processo de criação. (Veja em Gênesis 1 e 2 e Salmo 33.6). O fato da criação reveste-se de significado para as nossas vidas e de diversas maneiras, a saber:
1ª. - Sabendo que o Criador do universo existia antes de todas as coisas, deveríamos ficar maravilhados com a eterna grandeza e majestade de Deus, ao mesmo tempo em que ficaríamos reduzidos à insignificância, em comparação com Ele.
2ª. - O Senhor de toda criação tem direito de exigir que Suas criaturas Lhes sejam obedientes, prestando-Lhe adoração e serviço.
3ª. - Na criação vemos uma revelação geral do Criador, que exibe a Sua sabedoria, o Seu poder e o Seu interesse pelas Suas criaturas (Veja Rm 1.18-20: “ A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;” - RA). e
4ª. - O ensino bíblico sobre a criação é básico para a nossa fé, pois jamais poderíamos nos entregar aos cuidados de alguém, com vistas à nossa eterna salvação, cujo poder fosse menor que o do Criador revelado nas Escrituras.
Não precisamos ficar indagando por qual motivo Deus planejou e produziu todas as coisas. Ele fez tudo para a Sua glória. (Veja no Salmo 19.1: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” - RA; Isaías 42.7: “para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em treva” - RA; Isaías 48.11: “Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem” - RA; e Apocalipse 4.11: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” - RA). As pessoas gastam toda a sua vida a procura da felicidade. Porém, a verdadeira felicidade nos é outorgada somente quando procuramos glorificar a Deus. Fomos criados com esse expresso propósito, e essa é a grande chave para a nossa felicidade.
Um certo amigo, certa ocasião, queixou-se de que se sentia infeliz porque nunca fizera algo de grande em favor de Deus. Então lhe perguntei: “O seu alvo mais alto é glorificar a Deus naquilo que você faz? Você está disposto a permitir que aconteça qualquer coisa, para atingir esse alvo?” Foi assim que ele percebeu que sua ambição de fazer algo grande tinha sido sempre o alvo mais importante de sua vida. Ele estava apenas enganando a si mesmo, pensando que queria fazer as coisas para Deus. Jesus disse: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará” (Marcos 8.35). Sim, fomos criados para glorificar a Deus em nossas vidas.
Em certas sociedades, o universo é visto como algo eterno, cuja história passa por um interminável ciclo de criação, destruição e recriação. O único verdadeiro alvo das pessoas dessa sociedade é desaparecer da existência, pois elas vivem tomadas pelo desespero. O conceito bíblico de universo tem um começo (A criação de todas as coisas), um propósito (a salvação dos homens por meio de Jesus Cristo), e a promessa da vida eterna, dentro do reino de Deus. Os atos criativos de Deus não se limitam àquilo que Ele fez no passado. As passagens de João 3.3: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” - RA; 2 Coríntios 5.7: “ visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” - RA; Gálatas 6.15: “ Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” – RA e Salmos 51.10: “ Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” – RA, afirmam que Deus purifica os corações daqueles que se arrependem de seus pecados e aproximam-se dEle confiadamente. Esses trechos bíblicos também nos ensinam que, quando uma pessoa volta-se para Deus em busca de salvação, ela nasce de novo e torna-se uma nova criatura, ou uma nova criação. Desse modo, os atos criativos de Deus incluem a criação espiritual, que tem lugar quando uma pessoa aceita a Jesus Cristo como seu salvador.
As obras criativas de Deus revelam as Suas características de maneira geral às Suas criaturas. A criação dá-nos consciência da eterna grandeza e da majestade de Deus, bem como de nossa pequena importância em comparação com Ele. O conhecimento da natureza e do poder de Deus, revelados através da criação de todas as coisas, deveria levar-nos a glorificar a Deus.

Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário